Olá bem bem vindo ao aAconteceu depois dos 14!

Siga-nos nas redes sociais.

¡Suscríbete a nuestro blog!

Recibe en tu correo las últimas noticias del blog. Sólo ingresa tu correo para suscribirte.

Anuncie

9 de jul de 2012

(Big Post) Como escrever um livro + Dica de como Divulgar

Olá meus amores , tudo bem? Hoje eu venho com umas dicas super importantes, espero que sirva pra você que está querendo escrever o seu primeiro livro. Para escrever um livro primeiro você tem que pensar no seguinte: (Obs: Para preencher alguns desses requisitos, só mesmo com a mão na massa e quando a inspiração vem, não se preocupe em seguir a risca, é só pra você ter uma noção e aprender a dinâmica de escrever um livro.)

    1. Smiley piscando
  1. * O que eu quero contar/dizer neste livro?

Pense no quão importante a sua sua história é para você querer contar em um livro. O porque querer conta-lá e o porque que alguém deveria comprar o seu livro. Não esqueça de definir aqui os pontos altos da história exemplos:

O meu livro terá alguém , que se apaixonara por alguém, mas o pai de alguém não irá deixar o romance em paz, e aí começara os problemas. Tem também a amiga que irá ajudar no romance dos dois e acabará encontrando um amor.

Ou

Eu irei dizer neste livro quais são os passos que devem ser executados para que alguém vença a barreira da timidez e consiga viver melhor.

Motivos definidos siga para o próximo passo:

2.* Como vai se passar a história?

Em primeira pessoa, terceira pessoa, é narrativo? É aqui também que você define Como será o inicio , o meio e o fim da história. Aqui você já define os nomes dos personagens e os encaixa na história. Exemplo:

Começara com os dois se conhecendo, e se encontrando várias vezes. O nome da menina será Rafaela e o nome do rapaz será Caio. Quando os dois já estiverem muito apaixonados o pai de Rafaela não a deixará namorar com ele pois tem problema do passado a resolver com a família dela. A amiga de Rafaela, Karina irá ajuda-lós nos encontros escondidos e conhecerá o Breno em um destes momentos que será o grande amor da sua vida e irá muda-lá. No fim Rafaela e Caio se casam e o pai apoia a relação dos dois e considera Caio como filho.

(Linda História não é? kkkkkkkkkkkkk –-‘ é só pra ilustrar aqui. )

Ou ainda:

No inicio irei explicar o porque ser tímido nem sempre nos traz vantagens. Depois irei dizer como seguir para vencer a timidez e no fim irei explicar como utilizar esses métodos no dia-a-dia.

3.* Como serão os personagens?

Essa é uma das partes mais importantes! Os personagens são quem conduzem a história, quem nos amaremos e quem nos odiaremos. E para que qualquer um desses sentimentos brotem na gente eles precisam de personalidade, e muitas características. Primeiro defina como serão seus personagens:

Nome completo,o que gosta, o que não gosta… Romântica? Caseira? Bagunceira? Enfim defina tudo isso e muito mais para todos os personagens , eu utilizo um programa chamado CELTEX , ele vai ajudar você em todas as etapas. Recomendo que baixem… (Baixe aqui).

Porque definir a personalidade dos personagens? Assim você irá saber como cada um reagiria a determinada situação da sua história e também é mais fácil pra controla-lós.

4.* Faça pequenos resumos dos capítulos:

O Celtex também me ajuda nisto! Mas se você não tem celtex, serve um caderninho mesmo.É só definir o que vai acontecer em cada capítulo! É pegar o passo 2 e ir dividindo em capítulos:

Capítulo 1: Rafa e Caio irão se conhecer, acontece um outro encontro casual. Rafaella tenta resolver os problemas financeiros dos seus pais, com um novo emprego. Karina conta sobre a separação dos pais para Rafaella. No outro lado da Cidade Caio não para de pensar na menina atrapalhada que conheceu( tava vendo o porque de definir características?).

Capítulo 2: Rafaela estava arrumando a vitrine da loja onde trabalha, quando viu Caio e derrubou o manequim. Caio se assustou e logo viu que era a menina do outro dia. Entra na loja e os dois começam a conversar. Rafaela conta para a família que conheceu um rapaz legal e o pai não gosta nem um pouco disto.

Capitulo 3: Rafaela e Caio marcam de saírem , e se beijão pela primeira vez…

(Gente mais uma vez é só exemplo bobo que estou passando pra vocês pra entenderem como funciona a linha de pensamento para montar capítulos ok?)

ou

Capitulo 1: Como a Timidez atrapalha = Irei explicar como a timidez atrapalha na hora de conhecer alguém e como pode tornar as coisas constrangedoras.

Capitulo 2: Pessoas tímidas e entrevista de emprego= Algumas situações que já presenciei ou soube  de pessoas tímidas que foram atrapalhadas pela timidez na hora de conhecer empregos (detalhar mais).

5.* Escreva e Reescreva:

  • Eeeeeeee agora você está pronta ( o ) para por a mão na massa! Deixa a estória ou história fluir ! Saiba que esses rascunhos muitas vezes, não ficará nenhum pouco parecido com o livro final, quando você acabar de escreve-ló perceberá isso e verá todo o caminho percorrido e terá um livro conciso e interessante.
  • Agora é a hora de reescrever seu livro, retire trechos desnecessários, palavras sem sentido e erros de português, revise tudo para que saia certo e perfeito, você pode pedir ajuda para alguém que entende muito da nossa língua também, alguma professora, claro se tiver tempo.

6.* Registre o seu Livro na Biblioteca Nacional:

Acabou de escrever o seu livro?! Registre-o. Isso evita vários problemas futuros, roubo de ideias por exemplo, é ir aqui e saber mais (www).

CUIDADO AO PUBLICAR ALGO NA INTERNET: (PLÁGIOS)

  • Sempre tem alguém de má fé que pode roubar a sua ideia, ir lá na frente e publicar um livro com o seu título e primeiro capítulo que você colocou no seu blog confiando. NÃO FAÇA ISSO, depois você que ficará com fama de plagiadora!
  • É por esse mesmo motivo que você não deve espalhar seus textos “avulsos” pela internet, e também se um dia você quiser mandar seu texto ou poesia inédita para um concurso ele já vai constar como publicado, por você mesmo. Toda vez que você publica algo na internet, isso consta no cache dos buscadores, mesmo se apagar irá aparecer na busca. É importante pensar bem o que você irá publicar sobre o livro. Então registre-o primeiro é o ideal, não regra.

7.* Entregue seu livro para alguém ler:

Depois que registrar o seu livro peça para alguém o ler, não vale alguém que tenha um “apego sentimental” à você, como sua (eu) melhor amiga( o ), seu (ua) namorado ( a ) ou sua mãe, eles na maioria das vezes, ficaram com um aperto no coração de chegar para você e dizer que o livro está ruim, sabendo que você pode até mesmo desistir dos seus sonhos. Mas se alguém disser que está ruim não desista, pergunte o porque de estar ruim, se der para aproveitar a história aproveite se não, deixe de lado por um momento e escreva outro livro. Entregue o livro para mais de uma pessoa ler e anote tudo que elas disserem sobre o livro.

8* Todo mundo gostou do livro e agora?

  •  Baby manda para uma editora! Mas tenho que alertar essa é a tarefa mais difícil, você primeiro deve procurar uma editora que publique o gênero do seu livro ou seja, se você escreveu um romance terá que mandar seu livro para uma editora que publique romances, e não para uma que publica só artigos , livros acadêmicos, ela nem irá ler o seu livro quando ver o seu resumo de apresentação do livro. Geralmente cada editora têm um jeito de receber os “originais (seu “livro”) Algumas pedem espaçamento em 2.0 outras em 1.5, fonte times new roman outras Arial e por assim vai, muita atenção na hora disto para não ficar queimado com a editora. Outra coisa, muitas tem prazos para você postar o seu original e aceitam apenas em determinado período do ano, e não adianta você mandarfora do prazo porque ao olhar a data da postagem no envelope não vão nem ler o seu.
  • Um dos meios de publicar também é o clube de  autores esse eu acho legal para quem tá começando, sendo que você terá que fazer todo o serviço, definir a capa, e mandar no formato que eles pedem , definir quanto você quer ganhar sobre cada livro e muito mais ,ou pode escolher o serviço premium pra entender melhor : Clube de Autores.

Livro Publicado? Hora de Divulgar!

O Livro foi publicado e agora o que eu faço?!? Divulga! Claro que você irá falar pra todo mundo sobre o seu livro! Mas você têm que dar toda a atenção a ele e vai querer que ele fique conhecido além do seu bairro e cidade! Então a minha dica é que você crie um blog e compre um domínio!

Bem crie um blog e se você sabe… faça um layout bem especial, e se não sabe fazer compre! Várias pessoas fazem esse serviço dando uma cara bem moderna e bonita por um preço bem em conta! No máximo você vai gastar entre 200 reais e pode ser bem menos como 15 reais por um serviço básico e como web designer eu digo vale a pena! Blog é estável, você mesmo pode atualizar e vai economizar uma grana. Mas não pense que é só fazer o blog que ele vai sair ganhando seguidores, você vai ter que divulgar indo em outros blogs e comentando eles, retribuindo as visitas e comentários no seu blog. Mas você deve estar se perguntando:

O que eu vou publicar nesse blog?

Tudo aquilo que você não publicou no livro! Exemplo :

Título da Postagem : Caio se declarando para Rafaella

Postagem :Oi Gente, vocês lembram do Capitulo 4 quando Caio enfim se declarou para Rafaela? Então para lembrar desse momento e ajudar um monte de garotos que estão sem idéias de como se declarar eu escolhi várias imagens da net que demonstram maneiras de se declarar:

. Imagens

.imagens

.Imagens

Enquanto nosso casal preferido anda por aí  sorrindo alegremente, me encarregaram dessa missão, então galera aproveitem pra se declarar e viver um amor como o de Caio e Rafaella *-*.

Ou

Título da Postagem : Passo 3 para largar a Timidez.

Postagem : Sabe o passo 3 para você largar de vez a timidez, que você encontra no livro (diga o nome do seu livro e o capítulo, página onde encontra a dica) ?Está fazendo o maior sucesso, e lá na nossa fan page a galera está comentando que está bem mais feliz agora. Curta a nossa página e fique por dentro de dicas que  não estão no livro! Até mais.

 

Use as redes sociais:

Crie uma Comunidade no Orkut, Uma no Google plus, uma fan page no Facebook e uma conta no twitter só para o seu livro.ah mais você trabalha , estuda e tem uma vida?! Mas e a madrugada? Usa ela para atualizar essas redes, pode ser até com um link para a postagem do blog e tem vários serviços que atualizam gratuitamente o que você posta no seu blog para o seu twitter e para o facebook ! Chame seguidores e tente vender o seu livro, fique de olho nas estatísticas e aguce a curiosidade dos seus seguidores! Certamente eles irão adorar o seu tipo de divulgação desde que não perturbe com atualizações a cada 10 minutos totalmente irrelevante.

Crie uma tarde de autógrafos com as seguidoras do seu blog:

Alugue um espaço, faça uma promoção dos seu livro, leve cópias para vender na hora e autografe o seu livro, além de ser divertido por conhecer seus seguidores, vai ser um momento de troca de carinho e de experiências com as suas “casas e no seu caso cartão de visitas que será seu blog” *-*

Bem gente essa é minha mega-super postagem e dicas para escrever um livro e divulgar o seu blog! Espero que isso ajude vocês com ideias de uma linha de como chegar a um livro e como divulgar o seu Livro “bebê” .

Beijus e até mais ! Smiley de boca aberta

Irei ensinar a fazer um layout para divulgação do seu blog , fique de olho nas próximas postagens, e não esqueça de seguir o meu blog! =)

10 comentários:

  1. As dicas são muito interessantes. Sempre tive vontade de escrever um livro, "traduzir em palavras os pensamentos". Beijinhos.

    http://universodeumcloset.blogspot.com
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, nossa eu adorei o seu blog, e adorei vc! Nossa tem um talento e tanto pra escritura né ? Também gostei de vc ser da bahia, eu tbm sou ^^
    Vc gostaria de fazer parceria com o meu blog ? Ele fala sobre unhas *u* Visite e me avise ;)

    www.nailartsmania.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O May sobre a Parceria está respondido lá no seu blog! *--* Agora eu não tenho tanto talento assim não, hahaha eu até tento. Mas eu leio muito, amo livros e tudo relacionados a eles, então acabei desenvolvendo uma técnica para que quando escrever um livro ele dê certo! Eu sou do Rio Flôr e levo com orgulho a Bahia no sobrenome <3, adoro a Bahia mais ainda não conheci, mas pretendo em breve! Obrigada pelo carinho aqui no blog! Beijão!

      Excluir
  3. Adorei as dicas. São bem úteis!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. nossa ótima dica.
    vou passar para uma amiga minha que está precisando.
    gostei,vc vai ajudar ela bastante.

    BJIM FLOR.
    http://emaltamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, eu aceito sim, já estou seguindo suas parcerias, e ja te coloquei la no meu blog ! =*

    nailartsmania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. tá lindoooo teu blog,
    e que dicona PRECIOSA!
    eu sempre quiz fazer um livro *--*
    Beijão

    pinceldamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isso aê, belas dicas mesmo pra quem quer começar a escrever publicamente, digamos assim rs'
    BEIJO!

    www.bycarolinaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas! e realmente temos que tomar muito cuidado com os plagiadores!
    http://asgarotas-estranhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. AMEI AMEI AMEI ! Vou anotar todas as dicas aqui pra continuar com a minha história. Tá sendo difícil pq estou escrevendo a mão, já que estou sem computador, mas mês que vem a história muda haha. Muito obrigada pelo seu carinho e desculpa por não comentar aqui tanto quanto gostaria, mas sem pc fica realmente difícil.
    Um beijão linda !

    ResponderExcluir

* Gostou do Post ? Por Favor, comente.
* Não precisa de confirmar as postagens com os códigos.
* Dicas, sugestões e críticas sempre são bem-vindas.
* Comente sobre o conteúdo do blog, antes de sair divulgando o seu.
* Palavras ofensivas, ou texto totalmente em caixa alta, não serão publicados, exceto se tiver um conteúdo relevante.
* Agradecemos de coração a sua visita, e iremos visitar seu blog, site, redes sociais também( se vc deixar o link)! Será um prazer.