Olá bem bem vindo ao aAconteceu depois dos 14!

Siga-nos nas redes sociais.

¡Suscríbete a nuestro blog!

Recibe en tu correo las últimas noticias del blog. Sólo ingresa tu correo para suscribirte.

Anuncie

21 de jul de 2013

#Debate: P.I.B

Há dias estou com a ideia de falar sobre esse tema. P.I.B é a sigla para Padrão Inatingível de Beleza. 1 a cada dez mil mulheres são diferentes das outras possuindo corpo e medidas consideradas pelo nosso sistema capitalista como perfeitas. E claro que assim elas são escolhidas para fazerem comerciais, novelas, e tudo mais para que tenhamos como metas ser iguais a essas mulheres e para isso usar tal produto, tal serviço.  E como todo dia isso é “martelado” em nossas cabeças, acabamos sentindo-nos mal por não atingirmos esse mesmo padrão.

Eu estava assistindo um filme de comedia coreano e já vi em uma novela essa situação também e acabei percebendo o quanto esse tipo de padrão é usado no mundo todo. Neste filme um grupo de pessoas que estavam em uma fila para pular de Bungee jumping e riem de uma menina por ela dizer que pesa 50 kg e depois corrigir para 53 e eles acharem que ela tem 60 kg.  

 

 

Eu sou gorda. Há três anos tenho enfrentado sérios problemas com a balança, mas tem isso não me incomoda, então muitas vezes acabo nem ligando pra tal dieta ou para o tal exercício que deveria fazer e sei que em parte é porque olho para dentro de mim mais do que por fora. Esteticamente isso não faz diferença pra mim, mas tem toda uma questão de saúde também.  Depois de três anos, a primeira vez que de fato isso me incomodou foi quando eu estava em uma livestream de game e informei o endereço de uma página que tenho, a pessoa veio me adicionar e disse na live que eu era gordinha.  Tipo eu nunca neguei esse fato. Eu nunca escondi meu problema com a balança de ninguém e claro é visível isso(risos). Mas o que me incomodou foi a pessoa nem ter o trabalho de dizer algo como “nossa você mora no Rio”, “você tem 23 anos”, “você tem uma página de games”. Ser magérrima e sexy é um fator importante para nossa sociedade, que tem imposto esse tipo de padrão de beleza para mulher e que é vista por alguns como algo mais importante.

 

Vamos as perguntas do debate:

  1. Qual é o padrão de beleza inatingível que você vê a mídia “impor”?
  2. Você acha que isso pode ser algo preocupante para os adolescentes (que geralmente passam por fases onde tem que se encaixar em grupos sociais) causando doenças como a depressão?
  3. É importante se espelhar nesses modelos impostos pela sociedade? Porque?

Para complementar esse debate deixo o link de uma matéria super interessante com o Dr. Augusto Cury que tem vários livros de sucesso publicados: http://www.simplicidadevoluntaria.com/ditadura.htm

Espero que vocês tenham gostado do post e espero os debates e comentários de vocês! Obrigada pela visita e o carinho de sempre. Coração vermelho

4 comentários:

  1. Primeiramente,gostaria de parabenizá-la pela escolha do tema,é realmente muito bom e nos faz parar para pensar um pouco nisso tudo.Também estou beem acima do peso para a minha idade,eu tenho 14 anos e peso 74 kg e claro que também me incomoda esses padrões de beleza.A mídia nos ensina á ser sempre superficiais em vez de nos preocupar realmente com o nosso interior.O padrão de beleza que todos impõem são aqueles corpos muuito esqueléticos ou muita bunda,e por isso algumas pessoas acham que devem mudar para ficar parecidas com isso.Eu também acho que não deveríamos tentar alcançar esse padrão,mas o problema é,como no meu caso,ás vezes não nos sentimos bem estando acima do peso.Eu acho sim que isso preocupa mais as adolescentes,porque hoje em dia há muito bullying contra pessoas mais cheinhas e até o simples fato de chamar de gordinha,em vez de ver as suas qualidades pode magoar,causando baixa auto-estima,depressão e outras doenças.Não acho que deviam se espelhar nesses modelos da tv,mas se a pessoa realmente gostaria de mudar por sí,deve tentar melhorar mas ficar ciente de que é impossível chegar á tais modelos.
    beijos,bom domingo para você!
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é concordo e muito com você! Acho que se for porque a pessoa não está se sentindo bem, ou problemas de saúde etc. Acho que deve sim emagrecer, mas acho estranho não podemos ser diferentes desses padrões que as pessoas vem logo julgando e nem querendo saber o que você é o que você pensa. Temos uma sociedade não inclusiva para as diferenças, isso é cada vez mais claro pra mim. E as vezes eu fico pensando que somos condicionados a nos sentirmos mal justamente pra ficar seguindo esse P.I.B e comprando, fazendo e tentando nos tornamos mais aceitavéis! Seja para uma vaga de emprego, para não sofrer na escola, para olharmos e estarmos de acordo com a sociedade.

      Excluir
  2. Também sou gordinha e acho que nunca sofri preconceito,até porque sempre me empenhei a fazer o que gosto,e sempre fui admirada pelo que eu faço não como sou.
    Com certeza,as propagandas de televisão e revistas,novelas estão se tornando cada vez mais vilãs contra a verdade:que nem todas as mulheres ou homens são iguais,todos vem em tamanhos,peso,cor de pele diferentes. Eu acho ruim que hoje em dia,que digamos é um século de novidade,ainda existam preconceitos contra a aparência.
    É óbvio que hoje em dia as adolescentes irão tentar fazer parte desse padrão,até porque um menino vai querer ficar com a garota mais bonita sem cabeça,do que uma gordinha com inúmeras qualidades.Isso tudo porque a mídia coloca no ar aquelas mulheres quase nuas magras em propagandas,novelas,isso influi sim nas atitudes das meninas,porque é esse estereotipo que elas acham que 'agradam' aos homens.
    Eu achei realmente incrível seu post,esse assunto nunca é muito abordado em debates.Sucesso.
    sckittyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu passei boa parte da minha infância gordinha, mas era porque eu era vizinha das minhas 2 vó kkkkkk depois que me mudei, passei a emagrecer até de mais, e agora estou indo a nutricionista pra voltar ao meu peso normal. Só acho que a pessoa devia se sentir bem com o seu próprio corpo.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Gostou do Post ? Por Favor, comente.
* Não precisa de confirmar as postagens com os códigos.
* Dicas, sugestões e críticas sempre são bem-vindas.
* Comente sobre o conteúdo do blog, antes de sair divulgando o seu.
* Palavras ofensivas, ou texto totalmente em caixa alta, não serão publicados, exceto se tiver um conteúdo relevante.
* Agradecemos de coração a sua visita, e iremos visitar seu blog, site, redes sociais também( se vc deixar o link)! Será um prazer.